Projeto socioambiental da Embasa apoia na recuperação de dezenas de áreas degradadas e de nascentes em 2024

wp header logo 841.png
A Embasa produziu em 2024 cerca de 90 mil mudas de espécies nativas da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, na Bahia. Por meio do projeto Viveiro Educador, o objetivo é contribuir para a proteção das nascentes e mananciais de abastecimento de água, realizando a revegetação de áreas degradadas. Dessas, 40 mil mudas foram distribuídas durante atividades socioeducativas.
Além disso, o projeto, realizado pela Embasa desde 2018, conta com 13 pontos de cultivo em diversas cidades da Bahia, como Lençóis, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Cada viveiro pode produzir até 20 mil mudas por ano e já gerou mais de 300 mil mudas desde o início.
Atuação do projeto
Em 2024, o projeto promoveu cerca de 40 ações socioambientais de plantio em áreas estratégicas, como nascentes e margens de rios. Mais de 3 mil estudantes da comunidade escolar participaram dessas atividades. Além disso, houve doações de mudas para espaços públicos e eventos, juntamente com a realização de oficinas, exposições e palestras, tanto nas escolas quanto em instituições parceiras.
A gerente de ação social da Embasa, Viviane Vasconcelos, explica que “já temos uma atuação expressiva no interior do estado. O objetivo do projeto em 2025 é alcançar também áreas da região metropolitana de Salvador, como Dias d’Ávila, Simões Filho e Lauro de Freitas”.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.