Cancel Preloader

PS Notícias

Relator do orçamento, Coronel pretende dar maior transparência às emendas parlamentares

 Relator do orçamento, Coronel pretende dar maior transparência às emendas parlamentares

wp header logo 160.png

Compartilhe

O senador baiano Angelo Coronel (PSD), relator do orçamento da União para o ano de 2025, afirma que tem trabalhado na elaboração de um projeto de lei complementar que visa dar mais transparência para a distribuição de recursos através das emendas parlamentares para estados e municípios.

De acordo com o congressista, a expectativa é que o texto seja protocolado na última semana de outubro. A ideia, apontou Coronel, é contemplar as exigências do ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, quanto à rastreabilidade desses recursos enviados por meio das emendas parlamentares e à transparência na aplicação dessas verbas por estados e prefeituras.

A minuta do projeto já foi apresentada ao presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira (PP-AL), e ao ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Um exemplo de transparência previsto no projeto, de acordo com Coronel, serão as chamadas emendas pix.

“Se o projeto for aprovado, elas funcionarão assim: quando um parlamentar destinar verba para um município de seu estado, o ministério responsável pelo serviço a ser comtemplado com aquele dinheiro encaminhará um e-mail para a Câmara de Vereadores do município e para o Tribunal de Contas do Estado informando a destinação e o valor do dinheiro e o nome do parlamentar autor da emenda. Dessa forma, a responsabilidade pela transparência ficará com o município, e não com o Congresso”, detalhou o congressista baiano.

Neste caso, a fiscalização ficará a cargo das próprias câmaras de vereadores e dos tribunais de contas dos estados.

Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.

Fonte: P Notícias

PIATÃ FM - 94,3