Representantes de 17 cidades discutem propostas ambientais para o Litoral Norte e Agreste da Bahia
Prefeitos e representantes de 17 cidades do Litoral Norte e Agreste da Bahia discutiram meios para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e preparação para desastres naturais. O debate aconteceu na 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente da região, realizada no município de Cardeal da Silva, na terça-feira (10).
Cerca de 250 pessoas participaram da ocasião com o objetivo de discutir e elaborar propostas que fortaleçam as políticas ambientais locais. Além disso, 10 proposições foram selecionadas para serem assistidas e firmadas nas etapas estaduais e nacionais da Conferência de Meio Ambiente em 2025.
As discussões foram organizadas em cinco eixos temáticos: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Transformação Ecológica; Justiça Climática e Governança e Educação Ambiental.
Prefeito de Cardeal da Silva e presidente do Consórcio Litoral Norte e Agreste Baiana, Branco Sales ressaltou a importância da construção coletiva de medidas que possam ser efetivadas à curto, médio e longo prazo para garantir benefícios socioambientais.
“Presenciamos com mais frequência inúmeros prejuízos climáticos, seja em espaços urbanos ou rurais, pela falta de planejamento e de sensibilidade de gestores e comunidade. Com essa conferência, estamos mobilizando na prática mais empenho de toda sociedade para se atentar a questões ambientais e de sustentabilidade”, destacou.
Estiverem presentes os municípios de: Acajutiba, Alagoinhas, Aporá, Araçás, Cardeal da Silva, Catu, Conde, Crisópolis, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe, Itanagra, Jandaíra, Ouriçangas, Pedrão, Rio Real e Sátiro Dias.
O evento seguiu as diretrizes da Política Nacional sobre Mudança do Clima e da Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), com o objetivo de construir propostas concretas para enfrentar a crise climática global.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.