Cancel Preloader

PS Notícias

‘Santa Bárbara doou sua vida pela fé’, afirma padre Lázaro Muniz

 ‘Santa Bárbara doou sua vida pela fé’, afirma padre Lázaro Muniz

wp header logo 105.png

Compartilhe

O pároco da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, padre Lázaro Muniz, falou sobre a importância de Santa Bárbara no dia em que acontecem as celebrações em homenagem a ela, nesta quarta-feira (4). O dia marca a abertura do calendário oficial de festas populares da Bahia, que só termina no Carnaval, em março de 2025.

“Santa Bárbara foi uma jovem que doou a sua vida pela fé, o que nos ajuda a ter resistência e a buscar a fé nos momentos mais difíceis. Se nós, nesse momento de oração, não rezarmos pela nossa gente, pelo nosso povo, relembrar os homens e mulheres que são violentados todos os dias, nós não estamos rezando da forma que Cristo nos pede, que o cuidado com as pessoas”, disse em conversa com o Portal PS Notícias.

O padre ainda completou: “Não importa se a pessoa cultua Santa Bárbara ou Iansã, o importante é que a gente busque, a partir da fé, respeitar a pessoas”.

História

Em 2024, a Festa de Santa Bárbara completa 383 anos de existência. Iniciada no século XVII, desde 1641, quando o casal de portugueses, Francisco Pereira do Lago e Andressa de Araújo, fizeram uma promessa no Morgado de Santa Bárbara, no bairro do Comércio, ao pé da atual Ladeira da Montanha. A manifestação passou a ser Patrimônio da Bahia em 2008 via Decreto nº 11.353 do Governo da Bahia.

A Festa de Santa Bárbara remonta ao ano de 1639. O casal Francisco Pereira e Andressa Araújo construiu uma capela devocional no Comércio, às margens da Baía de Todos-os-Santos. Desde então a festividade, transferida para o Pelourinho, tornou-se não somente fonte de fé para católicos como também para adeptos da religiosidade de matrizes africanas.

A programação inclui tríduo de celebrações eucarísticas e termina na Igreja do Rosário dos Pretos. A igreja e seus bens móveis, como as imagens dos santos, pinturas do teto e azulejos, foram restaurados pelo IPAC. O aporte foi de R$ 2,6 milhões.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.

Fonte: PS Notícias

PIATÃ FM - 94,3