Cancel Preloader

PS Notícias

São João se torna 2º maior desafio da segurança pública na Bahia, diz secretário

 São João se torna 2º maior desafio da segurança pública na Bahia, diz secretário

wp header logo 716.png

Compartilhe

Mais da metade das cidades baianas irão festejar o São João. A festa, no entanto, é o segundo maior desafio operacional da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ficando atrás do Carnaval, realizado na capital baiana, de acordo com o titular da pasta, Marcelo Werner, entrevistado nesta quarta-feira (18) no programa Toda Hora, da Salvador FM. 

“O São João é o segundo maior evento que nós temos, em termos de operação. Assim como o Carnaval, ele acontece de forma simultânea em vários municípios, e esse é o grande desafio da Operação São João. No Carnaval, a gente tem uma concentração muito maior de pessoas na capital. Mas, nos últimos anos, temos observado o fortalecimento do Carnaval no interior. E isso também traz desafios”, disse. 

Segundo ele, o número de municípios com festas públicas cresceu significativamente nos últimos anos, à medida que as prefeituras passaram a investir mais na programação junina.

“A partir do momento em que os municípios fortalecem suas programações, cresce o número de pessoas nas ruas, em diversas cidades. E há uma distribuição quase que natural desse fluxo entre os municípios, o que também evita uma concentração e fomenta o comércio local e o turismo regional. Além disso, temos que manter o policiamento ordinário, aquele que acontece normalmente nas cidades, como acontece no Carnaval”, explicou. 

Para dar conta da operação, a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), diz Werner, conta com os Centros Integrados de Comunicação (CICOMs), estruturas que reúnem representantes das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Guardas Municipais e órgãos federais. Ao todo, 17 cidades baianas contam com unidades do tipo.

Acredito que esse é o grande desafio: lidar com a complexidade [da festa], mas com planejamento. E vale destacar que, a cada ano, a gente melhora. Com muito orgulho, posso dizer que já recebemos comitivas de outros estados para conhecer como a gente realiza uma operação tão grande e, ao mesmo tempo, com cada vez menos ocorrências. Isso é resultado do trabalho conjunto das forças de segurança”, completou o secretário. 

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.

source

PIATÃ FM - 94,3

logomarca 300x210 1
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.