SCREAM Festival chega à 7ª edição em dezembro e divulga programação
Com o slogan “Todas as Tendências, Um Só Evento: Prepare-se para Liderar em 2025”, o SCREAM – Salvador Creativity and Media Festival chega a sua 7ª edição. Em 2024, o festival acontece nos dias 3 e 4 de dezembro, no DOCA1, localizado na Av. da França, Comércio.
O evento é o maior festival de criatividade, inovação e negócios do Norte-Nordeste. Assim, o festival é realizado pela Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), com apoio do Governo da Bahia, Prefeitura de Salvador e Saltur.
Com dois dias de programação, o evento tem início a partir das 19h da próxima terça-feira (3), quando será realizada a cerimônia de abertura. Já no dia seguinte, a edição traz palestras, painéis, reuniões de lideranças e oficinas abertas para os inscritos de acordo com as lotações dos espaços. A expectativa para a edição, portanto, é de 5 mil inscritos, profissionais de diferentes carreiras e senioridades que poderão acompanhar as atualizações do mercado em um ambiente de fomento à economia com base em inovação, criatividade e geração de negócios.
Entre os destaques, estão o painel ‘As tendências que ficaram nos últimos 50 anos’, com a participação de Vovô Do Ilê, do Bloco Ilê Aiyê, e Mauricio Magalhães, sócio e CEO da Mundo Real, que vai acontecer no Palco 1. Já no Palco 2, tem o painel ‘Como O Brasileiro Se Informa Hoje?’, que reúne Maria Paula Almada, diretora da Aláfialab, Saulo Tácio, estrategista da Zygon, e Linda Bezerra, editora-chefe do CORREIO. No espaço das oficinas, tem a de Estratégias De Combate à Desinformação e às Desigualdades Digitais, ministrada por Liz Nobrega da Desinformante/USP.
As inscrições, portanto, podem ser feitas de maneira gratuita pelo Sympla .
“Há muitas tendências influenciando o dia a dia, parte delas volátil, parte delas complexas. Como os profissionais têm dificuldade de compreendê-las no fluxo cotidiano, desenhamos o Scream como uma experiência capaz de atualizá-los sobre estes temas em apenas um dia, sem sair de Salvador”, diz Lucas Reis, Presidente da ABMP.
O encerramento da programação começa a partir das 17h30 no dia 4, com apresentação de artistas emergentes na música brasileira durante o pôr do sol, reforçando o objetivo do Scream de apontar tendências, inclusive na música.
Confira a programação completa:
PALCO 1
08:45 ás 09:35- Proteção e Inovação: Os Desafios da Regulação da Inteligência Artificial ( painel)
- Samara Castro – Diretora de Promoção da Liberdade de Expressão na Secretaria De Políticas Digitais da SECOM da Presidência Da República
- Messias Bandeira – Professor do Instituto De Humanidades, Artes De Ciëncias Professor Milton Santos – IHAC / UFBA
- Paulo Krenac – CEO de um dos maiores escritórios da PARETO- Responsável Pela TESS AI
- Vicente Aguiar – Diretor De Tecnologia no Pessoa e Pessoa Advogados Associados
09:35 ás 10:25 – STF Na Vanguarda Do Combate Às Fake News: O Que O Mundo Pode Aprender Com O Brasil? (painel)
- Victor Duringan – Assessor na Secretaria-Geral da Presidência do Supremo Tribunal Federal e Coordenador de Combate à desinformação da Corte
- Ana Raquel – Diretora De Jornalismo da Rede Bahia
- Nina Santos – Diretora Executiva do Aláfia Lab
10h40 às 11h30 – Valores e Valores: Uma Marca autêntica pode impactar e ser lucrativa ao mesmo tempo (painel)
- Camila Lordelo – Fundadora e Diretora Criativa da Eulíricas
- Kito Gois – Chief Branding Officer. Especialista em Marca Pessoal
- Aline Brault – Sócia-Diretora de Criação e Planejamento da Marcativa Comunicação Estratégica
11:30 às 12:00 – A TV vai mudar. Tudo o que você precisa sobre a TV 3.0 (painel)
- Juliana Jozzolino – Diretora Comercial Rede Bahia
- Cristiana Chaves – Engenho Novo e Presidente do Grupo de Midia
14h às 14h40 – Como fazer sucesso na música em 2025? ( painel)
- Jefferson Beltrão – Sócio-Diretor da JB Comunicação. Gestor, Jornalista e Apresentador da A Tarde FM e Consultor/ Apresentador da TV ALBA (Assembleia Legislativa do Estado da Bahia).
- Danillo Barata – Pró-Reitor De Extensão e Cultura da UFRB
- Rafaela Ventura – Especialista em Jornalismo Cultural
14h40 às 15h20 – A Arte de Contar Grandes Histórias em Pequenos Vídeos ( painel)
- João Wainer- Jornalista,Fotógrafo, Montador, Roteirista e Diretor De Cinema, Com Atuação na Área de Documentário, Ficção e Publicidade
- Danillo Barata – Pró-Reitor De Extensão e Cultura da UFRB
15h20 ás 15h50 – Do Quadro Negro ao Metaverso: Como Ensinar e Aprender na Era Digital ( painel)
- André Joazeiro – Jornalista, Fotógrafo, Montador, Roteirista e Diretor de Cinema, com Atuação na Área de Documentário, Ficção e Publicidade
15h50 às 16h05 – O que você precisa saber sobre as oportunidades e desafios da exploração do espaço sideral ( TED)
- Leka Hatori- CEO do Space Terra
16h05 às 16h45 – Estratégias e Canais para Capturar a atenção do consumidor ( painel)
- Breno Barcelos – Lider de Produto no Google Brasil
- Cristiane Rebouças – Head de Strategy da Zygon
- Amanda Barbosa – CEO da Outmarting
- André Mascarenhas – Presidente Sinapro Bahia
16h45 às 17h00 – Criatividade e Cerveja: como se encontram em uma marca inspirada na Bahia (TED)
- Débora Lehnen – Mestre cervejeira pela ESCM, Beer Sommelier pela ESCM/Doemens Akademie. Mestre em química pela UFRGS/UCI (University Of California Irvine), Bacharel em Química pela UFRGS e Técnica em Química pela Fundação Liberato. 5 anos de experiência em tratamento de águas industriais pela GE, 2 anos de experiência como Gerente de Projetos na indústria química, fundadora, sócia-proprietária e Mestre Cervejeira da Proa Cervejaria desde 2017.
16h45 às 17h00 – As tendências que ficaram nos últimos 50 anos( painel)
- Vovô Do Ilê – Carnavalesco -Bloco Ilê Aiyê
- Mauricio Magalhães – Sócio e CEO Na Mundo Real
PALCO 2
8h45 ás 09h25 – O que você precisa saber sobre os próximos anos do comportamento do consumidor (painel)
- Leonam Torres – Gerente Comercial do Kantar Ibope Media
- Eduardo Teixeira – Head de Produtos e Inovação da INS
- Ana Queiroz – Sócia Executiva da Mundo Real
9h25 às 09h40 – O que os Dados dizem Sobre Tendências de Consumo Consciente (TED)
- Gabriela Sá Diretora de Ciência de Dados da Dunnhumby
09h40 às 10h20 – As tendências que nascem em Salvador: criatividade e inovação de nossas comunidades (painel)
- Alex Gonzalez – Diretor Comercial Record Bahia
- Paula Carvalho – Executiva De Planejamento Na Morya Comunicação
- Anderson Shon – Escritor, Poeta e Quadrinista
- Suzana Coelho – CEO do Instituto Afetto
10h30 às 10h45 – Xyz_alpha: Pistas Para Um Futuro Geracional Que Já Começou (TED)
- Paula Paz- Estrategista e Costumer Insights
10h45 às 11h30 – O Que é o Novo Entretenimento Baseado em Experiência e Tecnologia
- Hugo Teixeira – Founder E CEO da Bem Comunicação Integrada
- Junior Luzbel – Empresário, Ceo Luzbel Tecnologia Em Eventos, Boxloc Soluções em Estruturas E L3 Midia Externa
- Isaac Edington – Presidente Saltur
11h30 às 11h45 – Do Sonho A Realidade: A Jornada De Um Ux Brasileiro Até O Topo Da Indústria Global De Games! ( TED)
- Antonio Braz- Designer Digital Brasileiro – Lidera a Equipe de Ux/Ui Para Jogos Mobile Na Zynga, Empresa Do Grupo Americano Take-Two Interactive
11h45 às 12h00 – Como Criamos Uma Campanha Com Base Em Dados: O Case Sou Juvs ( TED)
- Samantha Marchiori- Diretora de Atendimento Leiaute
14h00 às 14h40 – Do Discurso À Prática: O Poder Das Marcas Que Resolvem Problemas Sociais ( painel)
- Leana Mattei – Professora e Consultora da Área De ESG. Diretora Da Aganju
- Americo Neto – Presidente Da ABAP, CEO da Viamidia
- Délia Coutinho – Coordenadora De Comunicação Da Fecomercio – BA
14h40 às 14h55 – Dos Carros Autônomos Às Bicicletas: Qual O Futuro Da Mobilidade Urbana? ( TED)
- Pablo Souza – Associado Nordeste Da Urucuia Mobilidade, Ex-Diretor De Planejamento De Transporte Da Prefeitura Entre 2021 E 2024 Onde Dirigiu Projetos Como O Brt Salvador E O Plano Cicloviário. Especialista Em Mobilidade De Grandes Eventos Com Atuação Na Copa América 2024 Nos Estados Unidos, Jogos Olímpicos Rio 2016, Copa Do Mundo 2014 E Carnaval De Salvador, Sendo Idealizador Do Serviço Expresso Salvador, Transporte Oficial Do Carnaval
14h55 às 15h35 – [Lançamento De Pesquisa] Como O Brasileiro Se Informa Hoje? ( painel)
- Maria Paula Almada – Diretora Aláfialab
- Saulo Tácio – Estrategista Zygon
- Linda Bezerra – Editora Jornal Correio
15h35 às 15h50 – Corais E Comunidades: O Impacto Da Regeneração Marinha Na Crise Climática ( TED)
- Zé Pescador – Empreendedor Social Fundador Da Ong Pro-Mar E Ceo Da Carbono 14
15h50 às 16h35 – Destino Turístico e Estratégias que Protegem Suas Fontes de Inspiração e Experiência ( painel)
- Adriana Muniz – Gestora da Pasta ASG do Village Itaparica e Consultora Na Empresa Sustentare Desenvolvimento Humano
- André Reis – Secretario De Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal De Vera Cruz, Na Ilha De Itaparica-Ba.
- Mayara Padrão – Criadora, Editora Chefe E Apresentadora Do Portal E Programa Guia Bts , Um Veículo Dedicado Exclusivamente À Baia De Todos-Os-Santos. É também Sócia Fundadora Da Detrash A Primeira Do Mundo A Transformar O Lixo Reciclável Em Token.
- Renata Tupinambá – Liderança Indígena, Sendo Cacica Da Aldeia Do Divino Espírito Santo, Localizada Em Abrantes, No Município De Camaçari, Bahia.
16h35 ás 17h25 – A Magia Dos Jingles: Dos Clássicos Às Tendências Da Publicidade Em Áudio ( painel)
- Alexandre Leão- Cantor, Compositor e Produtor Musical
- Marquinho Carvalho – Sócio-Diretor Da Bompracaramba, Compositor, Instrumentista, Arranjador, Formado em Regência Orquestral Pela Escola De Música da UFBA
- Moisés Souto – Empresário Sócio Da Sagaz Sound Designer
- Luís Moreira – Diretor Operacional Da Novabrasil Salvador e Recife
OFICINAS
8h45 às 10h15 – O Poder da Oratória
- Ana Lima – Mentora Da Oratória E CEO Da Escola Da Oratória
10h30 às 12h – Criação Com Inteligência Artificial: Como Criei A Campanha De Vídeo E Audio Do Scream
- Léo Villanova – Sócio E Diretor de Criaçãoda Villanova Digital
13h30 às 14h45h – Estratégias De Combate À Desinformação E Às Desigualdades Digitais
- Liz Nobrega – Desinformante / USP
14h45 às 16h – Estratégias Inovadoras Para O Marketing Esportivo
- Moara Miranda- Especialista em Eventos Esportivos Internacionais
16h00 às 16h15 – Como O Uso De Dados Está Impactando O Setor De Saúde ( TED)
- Verena Campelo- Coordenadora Rede D’or
16H15 às 17h30 – Além dos Gráficos: Potencializando Análises Com Visualização De Dados
- Vlad Lima – Data Lead Zygon
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.