Secretário de Segurança Pública diz que Polícia Civil investiga paradeiro de fugitivos de Eunápolis
Nenhum dos 16 detentos que conseguiram fugir do Conjunto Penal de Eunápolis, localizado no extremo Sul da Bahia, foi recapturado. A fuga contou com apoio de um grupo fortemente armado, que invadiu o Conjunto Penal e trocou tiros com os agentes de segurança. O ataque contou com uso de armamento pesado, incluindo pistolas e fuzis.
O Secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, reforçou que o trabalho de investigação em torno do caso continua, com apoio da Polícia Civil da Bahia.
“A gente continua com trabalho de investigação. É ruim da minha parte falar da parte do colega, mas sei dos investimentos que estão sendo realizados. Houve a mudança dos diretores das unidades prisionais de Eunápolis e de Jequié, uma estratégia de fortalecimento. Estaremos sempre à disposição para fortalecer esse trabalho integrado, não só para evitar fugas como também para fazer isolamento desses líderes de facções”.
Crise no sistema penitenciário
Em meio a episódios de violência envolvendo detentos de unidades prisionais baianas, o governador Jerônimo Rodrigues decidiu fazer mudanças na gestão de três conjuntos penais. Os atos com as exonerações foram publicadas no Diário Oficial do Estado na última terça-feira (7).
No último fim de semana, Jequié registrou oito mortes em um intervalo de 32h. De acordo com apuração exclusiva do PSNotícias, uma disputa entre as facções criminosas BDM e Comando Vermelho impulsionou os conflitos e homicídios registrados na cidade entre a virada do ano de 2025 e o dia 5 de janeiro. Após os crimes, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização transferiu seis internos do Conjunto Penal de Jequié para outras unidades prisionais.
Após os fatos na cidade, Elmar Lopes Silva foi exonerado do cargo de diretor do conjunto penal. O diretor adjunto Rogério Silva Torres também foi exonerado do posto. Para a função de direção, foi nomeado Abraão Souza Santos.
Em Eunápolis, o governador decidiu desligar a diretora Joneuma Silva Neres, o diretor adjunto Elton Deolino Rocha e os coordenadores Wellington Oliveira Sousa e Francisnei Oliveira Gomes.
Embora não tenha casos recentes como Jequié e Eunápolis, o Conjunto Penal de Valença também teve mudança na gestão. O diretor adjunto Alessandro da Silva Magalhães foi exonerado do posto. O substituto ainda não teve a nomeação publicada.