Cancel Preloader

PS Notícias

STF determina imediato afastamento de Adolfo Menezes da Presidência da Alba

 STF determina imediato afastamento de Adolfo Menezes da Presidência da Alba

wp header logo 280.png

Compartilhe

Em decisão expedida na tarde desta segunda-feira (10), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o imediato afastamento de Adolfo Menezes (PSD) da Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Menezes foi reeleito para o cargo de presidente no último dia 3 de fevereiro para o biênio 2025/2027. No entanto, a recondução para o mesmo cargo na Mesa Diretora tem sido considerada inconstitucional para o STF.

O caso foi levado à Justiça pelo deputado estadual Hilton Coelho (Psol). No Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o pleito do parlamentar foi indeferido. Em reclamação constitucional levada ao STF com pedido de liminar, o legislador obteve a decisão favorável através do ministro Gilmar Mendes.

Na decisão, o magistrado frisou que o STF já havia firmado o entendimento de que a eleição dos membros de mesa diretora das casas legislativas estaduais e municipais deve observar o limite de uma única reeleição ou recondução, “limite cuja observância independe de os mandatos consecutivos referirem-se à mesma legislatura”.

O caso

O deputado Adolfo Menezes foi eleito presidente da Alba pela primeira vez para o biênio 2021/2023 e reeleito para o período 2023/2025. No último dia 3 de fevereiro, foi reconduzido para o terceiro mandato consecutivo. A chapa do presidente teve como 1ª vice-presidente a deputada Ivana Bastos (PSD).

A escolha da vice-presidente foi estratégica. Como havia o conhecimento de que o STF poderia invalidar a reeleição de Adolfo, foi adotada a tática de colocar uma pessoa do mesmo partido do presidente para, caso fosse necessário, assumir o comando da Casa sem que o Legislativo passasse para outra agremiação.

Imbróglio na Justiça

O deputado Hilton Coelho (Psol), que lançou candidatura avulsa para presidente em contraposição à de Adolfo Menezes, entrou com um mandado de segurança na Corte baiana pedindo a suspensão ou revogação da posse.

Ao analisar o pleito, o magistrado responsável pelo caso no TJ-BA negou a liminar, conforme afirmou o deputado Hilton Coelho “sob o argumento da separação dos poderes e da autocontenção do Poder Judiciário”.

“Deve ser ponderado que a anulação da eleição e a destituição imediata do presidente da ALBA são providências de impacto institucional significativo, exigindo, portanto, a cautela necessária, uma vez que poderiam acarretar grave insegurança jurídica e interferência indevida no funcionamento do Poder
Legislativo estadual”, disse o juiz de direito ao avaliar o pleito no TJ-BA.

O juiz ainda apontou que a expressiva votação obtida por Adolfo Menezes em sua reeleição – 61 votos favoráveis e apenas um contrário-, “evidencia a legitimidade do processo eleitoral interno da Assembleia Legislativa diante da manifestação soberana da maioria dos parlamentares”. “Esse fato demonstra a necessidade de uma análise criteriosa e aprofundada antes de qualquer interferência do Poder Judiciário, que possa comprometer a estabilidade institucional daquela Casa Legislativa”, arrematou o magistrado.

Já o ministro Gilmar Mendes, ao se debruçar sobre a peça apresentada pelo psolista, enfatizou a inconstitucionalidade da reeleição pela terceira vez consecutiva para o mesmo cargo. O jurista ainda manifestou total discordância da abordagem feita sobre o processo na Bahia em primeira instância:

Ora, ao contrário do que afirmado pela autoridade reclamada, a questão prescinde de ‘interpretação das normas constitucionais e regimentais’ uma vez que as decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, no âmbito do controle concentrado de constitucionalidade e da sistemática da repercussão geral, têm efeito vinculante com relação a todos os órgãos do Poder Judiciário, de modo que seu conteúdo tem aplicabilidade imediata aos processos em curso”, frisou Mendes.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.

Fonte: PS Notícias

PIATÃ FM - 94,3