Cancel Preloader

PS Notícias

Trinta pessoas tentam fraudar emissão de nova identidade na Bahia

 Trinta pessoas tentam fraudar emissão de nova identidade na Bahia

wp header logo 690.png

Compartilhe

Trinta pessoas tentaram fraudar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) na Bahia entre janeiro e abril deste ano. O Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) conseguiu barrar todas as tentativas antes que os documentos fossem emitidos.

De acordo com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), os golpistas utilizaram dados falsos, diferentes daqueles registrados anteriormente ou pertencentes a outras pessoas. O sistema, no entanto, identificou as inconsistências.

A descoberta foi possível graças ao novo sistema de identificação civil adotado na Bahia em julho de 2024. A tecnologia permite cruzamento multibiométrico, analisando impressões digitais, fotos, nomes e filiação. Esse processo garante que os dados da pessoa que solicita o novo RG estejam corretos e não duplicados.

“O sistema cruza informações biométricas e fotográficas, além de dados pessoais, o que torna a verificação muito mais precisa”, afirmou Gabriel Pereira de Araújo, coordenador de Investigação e Verificação do IIPM.

Após a identificação das fraudes, o instituto envia relatórios de investigação para a Polícia Civil, Receita Federal e INSS, garantindo que os responsáveis sejam monitorados e eventualmente punidos.

Segundo o diretor do Pedro Mello, Bruno Fróes, a tendência é que as tentativas de fraude diminuam. “Os fraudadores buscam facilidades, e o nosso sistema está cada vez mais qualificado para identificar essas situações”, destacou.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.

Fonte: PS Notícias

PIATÃ FM - 94,3

logomarca 300x210 1
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.