Valmir Assunção demonstra pessimismo sobre aprovação da PEC 6X1: ‘Aqui no Brasil é uma semi-escravidão’

wp header logo 826.png
O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) marcou presença na abertura oficial do Carnaval de Salvador 2025, realizado no Circuito Osmar, na tarde desta quinta-feira (27). No local, ao PS Notícias o parlamentar falou sobre a viabilidade de discussão da PEC que reduz a jornada de trabalho.
Deputado Valmir Assunção, acabou de chegar no Congresso Nacional a PEC que reduz a jornada de trabalho 6×1 sem ouvir como hoje é a questão de viabilidade de discussão desse assunto no atual Congresso Nacional que a gente tem. É um assunto que vai ter uma certa facilidade ou sem ouvir resistência em alguns setores?
“Eu sou daqueles que acho que vai ter muita resistência porque a Câmara Federal é composta por muitos bolsonaristas e a maioria dos bolsonaristas não querem, de forma nenhuma, mudar a jornada de trabalho. Hoje é 6×1, ou seja, você trabalha 6 dias e descansa 1. Em boa parte do mundo diversos países é 4×3, você trabalha 4 e descansa 3 dias. E aqui no Brasil é uma semi-escravidão e nós não podemos, de forma nenhuma, aceitar que em pleno século XXI ainda tenha a jornada em um país igualmente o Brasil de 6×1”.
Durante a entrevista, Assunção afirmou que, apesar dos desafios, o foco é nos próximos passos para que o projeto tenha êxito.
“Vai ser um debate intenso na Câmara Federal. Lógico que os bolsonaristas vão trabalhar para não ser aprovado. E lógico, nós vamos trabalhar para poder sensibilizar o governo, os empresários desse Brasil, que é preciso a gente tem uma jornada mais adequada, que as pessoas possam trabalhar, não reduzir o salário, e que as pessoas possam descansar ou, se quiser, arrumar outro trabalho, que arrume, mas seja uma decisão do trabalhador, não uma imposição da legislação”.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.