Vereador de Salvador apresenta projeto contra a ‘Cristofobia’

wp header logo 292.png
Um vereador de Salvador apresentou um projeto que tem como objetivo combater a cristofobia na capital baiana. De acordo com o edil, o Projeto de Lei n.º 28/2025 apresentado na Câmara Municipal (CMS) surge em meio ao debate crescente sobre a intolerância religiosa na cidade e busca instituir medidas para proteger e promover o respeito às manifestações cristãs, garantindo um ambiente de convivência harmoniosa entre as diversas tradições religiosas.
“Salvador é uma cidade conhecida por sua diversidade cultural e religiosa. Não podemos aceitar ataques ou preconceitos contra nenhuma tradição. A fé cristã também precisa de proteção e respeito”, afirmou o vereador Cézar Leite (PL), autor da proposta.
Conforme o liberal, entre os objetivos estão assegurar o respeito mútuo e combater qualquer forma de preconceito religioso.
Saiba detalhes da proposta do vereador de Salvador
O projeto de lei propõe a implementação de campanhas educativas e ações de conscientização sobre a importância do respeito às diferenças religiosas. Além disso, prevê a criação de canais de denúncia para casos de discriminação contra cristãos e a aplicação de penalidades administrativas para atos comprovados de cristofobia.
A proposta segue em tramitação nas comissões da Câmara Municipal até ser submetida à votação em plenário. Cezar Leite diz que o avanço do projeto vai contribuir para uma Salvador mais inclusiva e respeitosa com todas as crenças.
Recentemente, o vereador defendeu a cantora Claudia Leitte em uma polêmica envolvendo acusações de racismo religioso. A questão ocorreu após a cantora substituir, em uma de suas músicas, o nome da divindade afro-brasileira Yemanjá por Yeshua, termo hebraico que se refere a Jesus.