VÍDEO: Jerônimo comenta afastamento de Adolfo Menezes e destaca chegada de Ivana Bastos à presidência da Alba

wp header logo 89.png
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), comentou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de afastar Adolfo Menezes da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e destacou a chegada de Ivana Bastos ao comando do Legislativo baiano como uma transição com “menos trauma”. O governador deu a declaração neste domingo (2), durante uma coletiva de imprensa sobre o balanço do Carnaval de Salvador.
“O que eu conversei muito rapidamente com Ivana e com o Adolfo é que a decisão foi tomada no Supremo, isso agora é devolvido à Assembleia porque a Assembleia toma as decisões. No que está posto lá, não é a decisão judicial que vai acontecer, se é uma eleição ou se é a subida da vice para ser a presidente definitivamente. E isso acontecendo, é menos trauma, é uma opinião minha, mas a Assembleia vai tomar decisão e aí passa-se a ter uma eleição para uma nova vice ou um novo vice”, destacou.
Jerônimo reforçou seu compromisso com a independência dos poderes e declarou que não pretende interferir na decisão da Assembleia sobre Adolfo Menezes.
“O que eu desejo, eu vou continuar fazendo o meu trabalho de um poder executivo que não deve e não vou interferir no poder legislativo, isso está mantido. Torcida eu tenho, vou torcer para que a Assembleia saia mais forte. A passagem de Adolfo nesse período, agora inclusive na eleição, revelou uma força dele, ele foi praticamente por unanimidade. Uma foi candidato e o outro deputado não estava na votação, mas foi unanimidade, então isso simboliza a unidade da Assembleia que eu torço para que isso aconteça, um outro elemento, a representação na mesa diretora contando aí com a proporcionalidade então a oposição também está na mesa”, afirmou.
O chefe do Executivo baiano também ressaltou a importância histórica da chegada de Ivana Bastos à presidência da Alba, após o afastamento de Adolfo Menezes.
“Depois de 190 anos, a gente tem uma mulher sentada pela primeira vez na Assembleia, na presidência da Câmara, é um sinal positivo e no mês de março, no mês da mulher, então, torcer para que a Câmara saia mais forte. Uma Câmara mais forte é boa para política. Teremos a segunda mulher dirigindo o poder porque nós temos o TJ que é o poder judiciário é uma mulher doutora Cintia, desembargadora Cintia. Nesse momento nós teremos duas mulheres dirigindo dois poderes no estado da Bahia em assim se confirmando o nome de Ivana. Aí é decisão da Assembleia, mas vem se confirmando. Torço pra que isso aconteça, pra que Ivana continue dirigindo os trabalhos da Assembleia. É a deputada mais votada nessas eleições na Bahia. Além disso, a deputada Ivana dirigiu até pouco tempo a união dos deputados e deputadas do Brasil, então tem cacife pra isso, é de um partido aliado, portanto, eu torço e vibro pra que ela possa fazer uma boa gestão e assim ela possa, digamos assim, mostrar à Bahia o quanto a mulher tem capacidade de fazer as coisas e fazer bem feitas”, declarou.
Entenda caso
O Supremo Tribunal Federa (STF) decidiu manter a vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Ivana Bastos (PSD), presidente da Casa, após o afastamento do deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) do cargo.
A decisão foi tomada na sexta-feira (28), por unanimidade. Ivana Bastos assumirá oficialmente o comando da Assembleia Legislativa, passando a ocupar, inclusive, o gabinete presidencial, antes mesmo da posse definitiva.
Ela deve se reunir com líderes partidários e com Adolfo Menezes para alinhar a transição. A Assembleia anunciará a data da posse definitiva, que ocorrerá após o Carnaval.
Durante uma cerimônia oficial, no dia 11 de fevereiro, Ivana Bastos assinou o termo que assegura a tomada de decisões enquanto o STF avaliava o caso, aberto a pedido do também deputado estadual Hilton Coelho (PSOL).
A medida, ainda em caráter provisório, interrompe o terceiro mandato consecutivo de Adolfo Menezes no cargo. No dia 10 de fevereiro, ele disse que recebeu “com tranquilidade” a decisão.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.