Cancel Preloader

PS Notícias

Vitória da Conquista entra em alerta por forte chuvas

 Vitória da Conquista entra em alerta por forte chuvas

wp header logo 181.png

Compartilhe

A forte chuva deste domingo (10) trouxe transtornos para moradores de Vitória da Conquista. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido alertas de chuva forte desde o mês passado.

Assim, o Inmet previu temperaturas entre 18°C e 29°C, para este domingo, com “muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas.” O alerta amarelo, de perigo potencial, indica riscos de cortes de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.

A Prefeitura informou que equipes dos serviços de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Serviços Públicos (Sesep), Desenvolvimento Rural (SMDR), Meio Ambiente (Semma) e Defesa Civil estão de plantão para emergências.

Mais chuva

Na segunda-feira (11), a previsão se mantém com mínimas de 18°C e máximas de 26°C, além de chuva e trovoadas isoladas. A partir de terça-feira (12), a temperatura pode chegar a 31°C, mas as pancadas de chuva e trovoadas devem continuar durante a semana.

As pancadas começaram na noite de sábado (9), com cerca de 10 mm acumulados. Dentre as ocorrências, a Defesa Civil relatou um galho caído na Avenida Luís Eduardo Magalhães, já removido. Outra situação, noticiada pelo Blog do Anderson, foi o alagamento do supermercado Brasil Atacarejo. O fato aconteceu após a água invadir o estabelecimento pelo telhado.

Ademais, em situações de vento e tempestade, a Defesa Civil orienta a população a evitar ficar sob árvores, estacionar longe de torres e placas, e desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia quando possível.

Comitê de Crise

Diante do aumento da pluviosidade, a Prefeitura do município age pela ação do Comitê de Crise. Até o momento, os bairros Lagoa das Flores e Vila Elisa registraram o maior número de ocorrências.

A gestão realizou algumas obras para evitar transtornos nos períodos nublados. No entanto, o volume foi maior que o esperado. A bacia de detenção de águas pluviais, no loteamento Panorama, foi uma dessas execuções utilizadas. Assim, a obra faz com que seja retido grande parte do volume de água, com objetivo de poupar a parte baixa da cidade.

>>> Leia também: MPE defende validar candidatura da prefeita reeleita Sheila Lemos

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.

Fonte: P Notícias

PIATÃ FM - 94,3